Escola

ESCOLA

 

FILOSOFIA

Será através dos valores éticos e políticos que formaremos um cidadão característico de nossa Escola. Os valores serão incentivados e vivenciados durante o processo educativo, fortalecendo a meta maior que é a formação do cidadão, com conteúdos referenciados no princípio da dignidade humana.Temos a pretensão de formar o indivíduo participativo, capaz de sabe reconhecer suas limitações e lutar para sobrepujá-las; respeitando regras e incentivando a seus parceiros na troca de experiências. Sendo solidário e competente, afim de que possa sobreviver dignamente na sociedade atual, tornando-se exemplo de dinamismo, integridade e perseverança.

 

MÉTODO

Visando o desenvolvimento da criatividade, do espírito de responsabilidade social, da procura do equilíbrio entre os componentes intelectuais, éticos, afetivos, e físicos do aluno, de maneira que ocorra sua integração à formação científica e tecnológica, conduzindo-os a cidadania e os meios para progredir no trabalho e nas expectativas dos estudos posteriores.

Para que o aluno amplie seus conhecimentos, refletindo, para que possa formular hipóteses, assimile e acomode novas verdades, voltando ao equilíbrio com um novo conhecimento construído, nosso embasamento em Piaget se faz presente.

Para que se proporcione ao homem a plena realização, nas suas expectativas tornando-o capaz de exercer julgamentos criteriosos, assumindo encargos e responsabilidades, visamos as teorias de Piaget e Vygotsky, que preocupam-se como o indivíduo aprende, vemos o aluno como construtor de seu conhecimento, amparado pelo professor colaborador e transmissor, inserido em um contexto atual, que o leva a plena realização. O conhecimento visto como um conjunto de verdades absolutas passa a ser considerado como conjuntos de verdades relativas, de acordo com a época.

Dentro desta visão humanística, formulamos nossos propósitos visando aspectos de mudança de pensamento, de percepção e de valoração de toda a realidade do indivíduo.
Nossas ações, direitos e deveres, bem como a avaliação e a vida escolar de cada aluno, estará regimentada, objetivando normas de igualdade e desempenho não só dos alunos como também de todo o corpo Técnico Administrativo e Pedagógico.

Durante o processo educativo, teremos o cuidado em evidenciar valores que serão tratados e enfatizados no cotidiano escolar, durante todo o período em que o aluno permanecer em nossa instituição.

 

MISSÃO

Nossa missão é a de construir a consciência filosófica baseada na interação, na busca da verdade, na realização humana, do respeito, da responsabilidade, do senso crítico para que a educação transforme nosso aluno em um cidadão atuante e participativo.

Nosso trabalho em sala de aula tem a intenção de estar sempre em sintonia com a função da escola para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

Nossa missão dentro de nossa caminhada educacional é a de proporcionar aos nossos alunos um conjunto de práticas e atividades pré-estabelecidas, de modo a contribuir para que se apropriem de conteúdos sociais e culturais para saberem portar-se criticamente e construir o seu próprio conhecimento.

Devemos propiciar ao nosso aluno uma prática pedagógica que possibilite o desenvolvimento de capacidades, sua interação com o social e o seu comprometimento com sua ação para a construção de uma sociedade democrática.

Neste sentido, entendemos a Educação Infantil e o Ensino Fundamental como uma atividade capaz de possibilitar ao aluno; sua atuação na sociedade, acesso aos bens sócios culturais, o pleno desenvolvimento de suas capacidades afetivas. Em nossa escola o educando é visto como indivíduo inserido, atuante e modificador do contexto social. Não nos basta somente a capacitação do aluno para futuras habilidades em termos de especializações tradicionais, mas, atingir a plena formação em termos de aquisição, desenvolvimento de novas competências e novos saberes, garantindo condições da construção para sua capacitação para um processo de educação permanente.

Para que nossa missão tenha êxito, ela deve prever a interação de uma prática consciente, aliada a metas que integrem os aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros, para garantir a lealdade do processo educativo, garantindo à todos as mesmas chances de aprendizagem.